Qual o papel da agência de conteúdo na hora de posicionar o meu site?

Por Thiago Pimenta

THP Comunicação e Marketing

fev 6, 2020

Tão importante quanto a qualidade do seu serviço ou produto é a facilidade com que os clientes podem encontrar o site ou rede social da sua empresa. Agregado a esse fator está também a necessidade de passar uma imagem convincente para quem está conhecendo sua empresa, atingindo seu público-alvo com assertividade.

Contratadas amplamente no mercado de trabalho, por variados tipos de empresa, as agências de conteúdo podem ser o grande diferencial para posicionar o seu site nos principais mecanismo de busca e aumentar o desempenho do seu negócio.

Mas como isso funciona? Como esse posicionamento me beneficia? Neste texto, nós vamos te explicar isso e muito mais!

Boa leitura!

Como funcionam os mecanismos de busca?

Para entender como funciona, primeiro, é preciso entender o que é. Um mecanismo de pesquisa ou mecanismo de busca, nada mais é que um software online que armazena e organiza em formato de banco de dados diversos conteúdos dos sites hospedados na internet.

Essa organização se dá por meio de Keywords, as palavras-chave. Por exemplo, quando um usuário pesquisa a seguinte frase “Como preparar um pudim de leite?” o software irá selecionar as keywords “Preparar”, “Pudim de Leite”, e responderá com os sites que, em seu conteúdo, apresentam maior chance de atender a demanda do usuário.

Supridas anteriormente por livros e enciclopédias, os buscadores online se tornaram o principal mecanismo de pesquisa das pessoas, sendo o Google o maior deles, seguido pelo Yahoo e Bing.

Como trabalha uma agência de conteúdo?

Caso o seu objetivo seja aumentar as visitas no seu site, vender mais produtos, conseguir mais curtidas nas redes sociais da sua empresa ou até mesmo aumentar o número de downloads do seu e-book ou aplicativo, é muito importante que você otimize o seu posicionamento dentro dos mecanismos de busca.

Essa é uma tarefa que requer investimento, pesquisa, planejamento e coleta de dados constantes para que a cada mês, semana ou dia exista uma nova otimização a ser implementada.

É nesse campo que atuam as agências de conteúdo. Elas são responsáveis por:

  • Desenvolver o seu site;
  • Realizar a gestão das mídias;
  • Fornecer análises e relatórios;
  • Implementar e gerenciar campanhas no Facebook, Instagram e Google Ads, ajudando a sua empresa a conquistar mais espaço e mais clientes no mercado.

Os benefícios da agência de conteúdo

Vamos começar do básico. Digamos que a sua empresa possui um site, mas já está bastante antigo e não está atraindo novos clientes. O trabalho da agência de conteúdo já começa aqui, na criação de um site que irá facilitar ao máximo o trajeto do usuário dentro da sua página, permitindo que ele encontre o que busca de forma rápida e intuitiva.

Aqui, também são aplicadas escolhas de cores, fontes e até mesmo botões responsivos que mais se encaixam com o seu público-alvo.

Mas e se eu não tiver um público-alvo? Bom, a agência de comunicação pode resolver isso para você também. A criação e entrega de relatórios e análises trará informações valiosas referentes ao tipo de pessoa que acessa o seu site ou suas redes sociais, como:

  • Idade;
  • Gostos;
  • Gênero;
  • Horário de maior acesso;
  • e até mesmo quais sites eles visitaram antes e depois de encontrar a sua empresa.

Com um site prático e responsivo criado e as informações coletadas, está na hora de melhorar o posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca. Para isso, existem dois caminhos a serem tomados.

O primeiro deles é através da inserção das keywords nas matérias e páginas relevantes do seu site. A inserção dos links para essas páginas no Google Search Console também ajuda a melhorar o seu posicionamento.

O segundo caminho é através de campanhas pagas dentro do Google, Facebook e Instagram. Essas campanhas garantem que o site da sua empresa apareça em destaque nas pesquisas realizadas pelos usuários e aumenta a visibilidade do seu produto ou serviço nas redes sociais.

Que tal fazer um orçamento em nosso site e otimizar o seu negócio?

Descubra se o seu site está preparado para levar clientes até você

Conteúdo Relacionado

Como saber se meu site é bom?

Como saber se meu site é bom?

Mesmo que você não seja um expert do desenvolvimento de sites ou design, existem formas de saber se o site da sua empresa é bom o suficiente para conseguir um boa posição nos mecanismos de busca e conquistar clientes. Antes de falar sobre os tópicos que irão definir a...

Como saber se meu site é bom?

Como saber se meu site é bom?

Mesmo que você não seja um expert do desenvolvimento de sites ou design, existem formas de saber se o site da sua empresa é bom o suficiente para conseguir um boa posição nos mecanismos de busca e conquistar clientes. Antes de falar sobre os tópicos que irão definir a...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *